quarta-feira, 7 de abril de 2010

Embelezamento do olhar: um mercado em ascensão

Novas técnicas conquistam mulheres e valorizam profissionais do setor.
Mesmo os não-iniciados no universo fashion já ouviram falar – ou viram alguma fotografia – de Twiggy, modelo-símbolo dos anos 60 e primeira top model do mundo. Ícone de beleza de toda uma geração, seu traço marcante eram os belos olhos realçados com muitas camadas de rímel e cílios postiços. O que mudou desde então? Quase tudo, menos a importância do olhar na composição de um visual impecável.


A constante busca pela valorização dessa região tão expressiva fez surgir nos últimos anos uma infinidade de recursos para embelezamento. E com eles a valorização natural dos profissionais especializados na área. Com novas técnicas surgindo e outras sendo aprimoradas, quem trabalha no setor viu seu passe ser valorizado. Problemas que tiravam o sono das mulheres no passado, como cílios pequenos e sem curvatura, olhar apagado, sobrancelhas assimétricas ou com falhas, agora são resolvidos em questão de minutos. “O bom profissional analisa toda a expressão do rosto e indica soluções apropriadas para a formação de um bom conjunto. A possibilidades são muitas”, diz André Lima, professor de técnicas de embelezamento do olhar.


Cílios arrasadores



Os cílios postiços que fizeram a fama de Twiggy continuam na moda. Mas agora não irritam mais os olhos e podem ser colocados em tufos ou fio a fio, o que garante um aspecto bem mais natural. Artistas como Angelina Jolie e Madonna não pisam num tapete vermelho sem eles, que passaram a ser alvo de interesse de mulheres comuns em busca de levar ao olhar efeitos diversos, que podem ir do extravagante ao natural.

As donas de cílios retinhos e achatados apostam no permanente de cílios para exibir pestanas curvadas e charmosas. A técnica permite acentuar a curvatura natural dos fios, proporcionando maior expressividade ao olhar, além de realçar a aparência do rosto. “O permanente não aumenta os cílios, mas, como acentua a curvatura, proporciona maior luminosidade e destaque ao olhar”, diz Lima.














Cílios fio a fio: técnica exige habilidade do profissional



A harmonia nas sobrancelhas

Um semblante leve e harmonioso depende de sobrancelhas bem tratadas e simétricas. Os problemas na região em geral ocorrem por eliminação constante e excessiva dos pelos, estresse ou traumatismos, como cirurgias e acidentes. Nestes casos, para corrigir eventuais danos, o mercado oferece as tinturas para pele e pelo e a maquiagem definitiva como opções de embelezamento e correção de falhas.

Existem dois tipos de tintura para sobrancelhas: a de henna, que tinge a pele, e a tinta, que tinge só o pelo. Segundo Lima, a henna é indicada para quem apresenta falhas e a tintura à base de tinta para quem tem pelos brancos. Em ambos os casos resultado obtido é passageiro e a duração – que não ultrapassa 20 dias – depende do tipo de pele e cuidados posteriores.

Como o resultado é passageiro, a henna pode servir como uma alternativa, um teste, para pessoas que querem fazer a maquiagem definitiva mas estão hesitantes. O procedimento consiste na aplicação de pigmentos na subepiderme selecionados de acordo com o tipo de pele da pessoa. Realizado por um bom profissional, o resultado obtido é natural e recompensador. O tempo de duração varia de acordo com o estilo de vida da pessoa. Em média, um retoque se faz necessário a cada ano.




Micropigmentação: resultado natural e recompensador

Nenhum comentário:

Postar um comentário