domingo, 11 de abril de 2010

HAIR BRASIL 2010 - Escovas de longa duração: entenda a diferença

Definitiva, progressiva, de morango, chocolate, milho, inteligente. Não importa o nome, todas elas se encaixam na categoria de escovas de duração prolongada. O efeito que elas proporcionam é procurado por grande parte das mulheres no mundo todo. Mas antes que você caia de cabeça no alisamento. Veja alguns cuidados que deve tomar.
Primeiro é preciso conhecer as diferenças entre essas técnicas.
Escova definitiva, como o nome já diz, só sai quando os fios crescem. Isso quer dizer que quando o cabelo começa a crescer, os fios não ficam em um formato uniforme. Por isso, é preciso retocar a raiz. Mas somente ela. Não se pode refazer a definitiva em uma área que já recebeu essa técnica, já a progressiva pode ser feita com amônia ou produtos à base de formol (0,02% da substância é a quantidade permita para uso cosmético). O efeito dura cerca de três meses e o preço pode variar de R$ 100 a R$ 400.
No entanto, um dos grandes incômodos da escova progressiva está na necessidade de ficar por alguns dias sem lavar o cabelo. Por isso, a nova queridinha é a Escova Inteligente. No processo de aplicação, há o uso do neutralizador que permite que você lave os fios no mesmo dia, ainda no salão. A escova inteligente pode ser considerada um tratamento, já que é composta por uma hidratação profunda. Ela não tem tanto o poder de alisar. Mas antes de optar por qualquer técnica, é aconselhável recuperar o cabelo, caso ele esteja muito danificado.
Independente do tipo de escova feita, o importante é você saber exatamente o que foi usado no seu cabelo. É preciso que o profissional conte a cliente a composição do produto usado, essa
informação se torna essencial quando os fios receberam substâncias como amônia, tioglicolato, guarnidina e hidróxido de sódio que não são compatíveis. Ou seja, se você fez uma escova com amônia e depois se decidir por um alisamento com hidróxido de sódio, seus fios tem grandes chances de se despedaçarem.
Cuidados pós-escova
A melhor pedida são produtos que contém queratina e proteínas. Cremes à base de proteínas hidrolisadas também são muito bons para restaurar os fios. Para fazer uma máscara em casa, basta espalhar o produto no cabelo, envolver os fios em uma toalha aquecida ou usar uma touca de plástico e esperar por cerca de 25 minutos. O processo pode ser feito uma vez por semana. E quem pensa que é preciso gastar todo o salário nesses kits de socorro para o cabelo, está enganado. Não é só porque é caro que o produto é bom. Depende muito do tipo de cabelo e do estado que se encontra o fio. A melhor coisa é seguir a indicação do seu cabeleireiro.
Deve-se tomar cuidados também na escolha do shampoo. Prefira produtos neutros ou indicados para cabelos coloridos já que eles têm uma menor quantidade de sal e álcool na sua composição, mesmo com os cuidados em casa, uma hidratação mensal no salão de beleza é imprescindível.
Os produtos usados pelos profissionais são mais concentrados e o resultado é mais rápido. Se você alisou ou cabelos, mas não gostou do resultado ou simplesmente se cansou do novo visual, saiba que voltar atrás não é tão fácil. Para quem fez a escova definitiva, a única solução é esperar os fios crescerem. E até que isso não ocorra de forma completa, não há como evitar aquela linha nítida que separa a parte alisada da parte natural do cabelo.
Já nas escovas progressiva e inteligente, os fios voltam à forma anterior. No entanto, se o processo for feito com amônia, o resultado pode não ser tão compatível com o efeito dos fios antes da química. E para acelerar o processo, nada melhor que os shampoos anti-resíduos. Eles ajudam a remover o produto usado na escova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário